sexta-feira, 20 de julho de 2012


Mini Horta de Ervas Aromáticas

As mini hortas em vasos são ideais para temperos, as ervas podem ser plantadas durante todo o ano. Além de garantir temperos frescos à mão, é uma ótima terapia.
 


1° passo:  
Escolher os temperos que serão cultivados.
Eu escolhi os seguintes pra minha horta: Cebolinha, Salsinha, Tomilho, Cominho, Alecrim, Orégano e Hortelã.


2° Passo: 
Escolher os vasos. Dê preferência a vasos de 15cm ou mais de altura. É muito importante que o vaso tenha furos embaixo, para que o excesso de água escorra.


RecicleReaproveite embalagens para plantar suas ervas. Mas não se esqueça de fazer furos no fundo para evitar que as raízes apodreçam. Assim você cria vasos originais e ainda protege o meio ambiente.




3° Passo: mãos à obra!
Forre o fundo dos vasos com argila expandida.

 - Cubra a argila com um pedaço de manta de poliéster para filtrar melhor a água e evitar que a terra se infiltre por entre as bolinhas de argila, entupindo o dreno.

- Encha o vaso com uma mistura de partes iguais de terra vegetal e areia grossa . Se desejar, adube o com pequenas quantidades de húmus, adubos minerais (NPK), ou adubos líquidos.

- Deposite a semente em cova rasa, cerca de 1 cm.

- Após o plantio, regue bem os vasos, e mantenha-os em um local bem iluminado. A principal necessidade da maioria das ervas é o sol, uma exposição direta, diária, de no mínimo cinco horas. Sem isso, elas crescem fracas e com pouco sabor.

- A regra para conseguir ervas verdejantes é simples: quanto maior o consumo, maior o estímulo à produção de novas folhas. Se você deixar de colher as folhas, os ramos irão murchar e secar. Para evitar que isso aconteça, pode sua horta vigorosamente. Logo despontarão folhas viçosas.

- Não se esqueça de colocar areia nos pratinhos para impedir as larvas do mosquito da dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário